Formar uma sociedade é realmente a melhor escolha para o empreendimento? Essa é uma questão muito perspicaz, e a resposta é totalmente relativa. Abrir ou entrar em uma sociedade pode ser muito benéfico para o andamento do negócio, assim como também o contrário – de fato, é uma decisão muito importante. Por isso, separamos algumas informações que podem ajudá-lo a pensar sobre o assunto.
As relações pessoais influenciam
É normal sentir-se inseguro no momento da busca por um sócio, até porque uma sociedade vai muito além de uma relação de trabalho – até porque as pessoas costumam compará-la com um casamento, vejá só! Profissionalismo e comprometimento são algumas das características positivas que devem existir no dia a dia dos sócios, mas não as únicas. Parceria, boa convivência e empatia são outras – não podemos esquecer que uma sociedade pode durar bastante tempo, e é mais aconselhado ter ao lado uma pessoa de confiança e de perfil agradável para contribuir com o sucesso do negócio.
Sócio-capitalista pode ser uma boa escolha
Conviver em harmonia não é uma atividade que todo mundo consegue fazer plenamente, e caso você tema que esse fator possa acabar se tornando um empecilho após abrir ou entrar em uma sociedade, saiba que existem alternativas. Um sócio-capitalista é uma delas – nesse caso, o sócio entra com o capital para ajudar no empreendimento, mas isso não quer dizer que vá trabalhar ao seu lado. É como um investidor, mas com interesses diferentes.
Um contrato bem elaborado é essencial
Nessas situações, de busca por sociedade em benefício dos negócios, estamos lidando com um bem importante: uma empresa. Antes de fechar acordos definitivos, todas as partes precisam elaborar um contrato social que se adeque aos pontos que definidos entre os sócios. Dessa maneira, imprevistos serão menos complexos, tendo em vista que os direitos estarão assegurados.
Entrar em uma sociedade é algo importante e que exige muita cautela, por isso, quanto mais informações você obtiver, mais segurança você terá para tomar a decisão. Caso queira conversar sobre o assunto com profissionais da área, entre em contato com a equipe do MOL clicando na imagem abaixo.
Por redação MOL.